Yogan

Amêndoa, vegan e saudável são as palavras-chave da Yogan, uma marca que recorre a ingredientes naturais para produzir queijos de qualidade que surgem como alternativa aos queijos de origem animal. 100 por cento vegan e 100 por cento saudáveis, os queijos da Yogan têm conquistado o mercado nacional.

Martinha Costa procurava no mercado uma alternativa ao queijo de origem animal, uma solução que fosse vegan, realmente saudável e, acima de tudo, saborosa. Os queijos vegan que encontrava no mercado, “além de terem soja, eram simples misturas de óleos, amigos e sabores artificiais”, explica. Como solução criou a Yogan, que produz alternativas vegetais aos queijos de origem animal, mas ricas nutricionalmente para o consumidor, respeitando-o na mesma medida que respeita os animais e o meio-ambiente.

A Yogan utiliza o leite de amêndoa para replicar o queijo de origem animal. Na amêndoa e no leite de amêndoa encontram-se “propriedades muito ricas e semelhantes, a nível de macronutrientes e vitaminas, ao leite de origem animal”, esclarece a marca. Estas características permitem fermentar e criar coalhada e soro de leite de amêndoa, usando técnicas de produção de queijos tradicionais. Os queijos são 100 por cento vegan, sem lactose, sem açúcares, intensificadores de sabor, conservantes e outros aditivos nocivos, defende a Yogan, mas mantêm “as características que levam a consumir queijo de origem animal: o sabor, a frescura e o facto de derreter nas pizzas e tostas”.

A marca comercializa alternativa vegetal de amêndoa ao queijo tipo mozzarella, nos formatos meia bola, mini bola e ralado, e está a desenvolver novos tipos de queijo, como o queijo creme e o queijo fresco. “Estamos muito orgulhosos com os novos produtos desenvolvidos e que estão em processo de preparação para o mercado porque conseguimos, com o mesmo processo produtivo da produção de queijo de origem animal, mas utilizando o leite de amêndoa e fermentos vegetais, produzir queijos muito semelhantes aos queijos de origem animal”, conclui Martinha Costa.

Os queijos Yogan podem ser adquiridos nos hipermercados Jumbo e em lojas específicas de produtos naturais e vegan de norte a sul do país.