WineHouse Portugal

Criada em 2011, a WineHouse Portugal leva os melhores vinhos portugueses aos quatro cantos do mundo. André Carvalho, fundador da loja online, explica quais os mercados que mais procuram os vinhos nacionais e revela quais os desafios que a venda digital enfrenta atualmente.

Como surgiu a criação da WineHouse Portugal?

A WineHouse Portugal foi criada há cinco anos com o objetivo de divulgar a qualidade dos vinhos portugueses pelo mundo. Vendemos exclusivamente vinhos portugueses para o consumidor final em qualquer lugar do mundo. Através de várias parcerias que estabelecemos, mais tarde surgiu a oportunidade de criarmos uma loja gourmet para podermos divulgar mais produtos. No entanto, o nosso forte é a venda online através da WineHouse Portugal e da Cabaz Portugal.

Quais as potencialidades dos vinhos portugueses?

Os vinhos portugueses são muito procurados pelos prémios que têm recebido em termos internacionais. Nos últimos cinco anos os vinhos portugueses, principalmente os da região do Douro e os vinhos do Porto, têm estado bem classificados em revistas da especialidade fruto da sua qualidade. Considero que é por este motivo que os vinhos portugueses são cada vez mais procurados internacionalmente.

Quais os desafios associados a uma loja online?

A existência de uma loja online envolve muito trabalho de pesquisa associado ao perfil do consumidor final que, no nosso caso, é um consumidor internacional, ou seja, temos de ter em conta as especificidades de um comprador que pode ter origem em qualquer parte do mundo. Além disso, é fundamental garantir que este consumidor recebe os produtos em sua casa, de forma fácil e simples.

Uma vez que comercializa para todo o mundo, quais os mercados com maior procura?

Atualmente a Europa é o nosso principal mercado, nomeadamente o Reino Unido e a Alemanha. A China também tem sido um mercado em expansão, principalmente pela procura por vinhos do Porto. A WineHouse Portugal tem uma média de seis mil clientes, sendo que 70 por cento são europeus e os restantes repartemse pelos outros continentes. Os vinhos mais procurados na loja online são o vinho do Porto e os vinhos do Douro. Na loja física os vinhos do Douro destacamse, seguidos pelos vinhos do Alentejo.

Como avalia a procura pelos vinhos na loja online por parte de portugueses?

A WineHouse Portugal é uma loja online focada exclusivamente no mercado internacional. A Cabaz Portugal trabalha com produtos regionais portugueses e trabalha exclusivamente para o mercado nacional, sendo direcionada para empresas e particulares, em que o destaque são os cabazes para oferta em ocasiões especiais, como Natal e Páscoa.

Quais os objetivos futuros da WineHouse Portugal?

Uma vez que já temos vários sites associados à WineHouse Portugal, o nosso principal objetivo está relacionado com a loja física. Pretendemos, no futuro, abrir novos espaços de norte a sul de Portugal em modelo de franchising.