Trifle de ananás

Ingredientes:
Para a base:
– 1 pacote de gelatina de ananás
– 1 lata pequena de ananás em calda
Para a camada de natas:
– 2 folhas de gelatina
– 200 ml de natas´
– 100 gr de queijo mascarpone
– 4 colheres de sopa de açúcar em pó
Para o custard:
– 100 ml de natas
– 350 ml de leite gordo
– 2 gemas de ovo L
– 1 e 1/2 colher de sopa de maizena
– 100 gr de açúcar
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 2 folhas de gelatina
– 200 ml de natas

Preparação:
Comece por preparar a gelatina de ananás segundo as instruções da embalagem, mas usando apenas metade da quantidade de água indicada e reserve até arrefecer.
Pique a bolacha com a manteiga, num processador de alimentos, e leve ao forno a 180ºC, até tostar ligeiramente. Preencha o fundo de um pirex com a mistura e calque bem.
Corte 2 rodelas de ananás a meio (ou mais, dependendo do tamanho do pirex) e coloque-as ao alto com o corte para baixo pousado nas bolachas. Espalhe por cima das bolachas mais 2 rodelas de ananás cortadas em pedaços. Por cima verta a gelatina e leve ao frio para solidificar.
Prepare a camada de natas demolhando as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Aqueça as natas até quase levantarem fervura, retire do lume, junte as folhas de gelatina bem espremidas e mexa até dissolverem. Acrescente o mascarpone e o açúcar e bata até obter uma mistura cremosa.
Para o creme custard, bata as gemas com o açúcar por 2 ou 3 minutos até obter uma mistura esbranquiçada e espessa. Adicione a maizena e volte a bater. Coloque o leite num tacho e leve ao lume até levantar fervura.
Adicione o leite quente, em fio, à mistura de gema, batendo sempre para que as gemas não cozam com o calor do leite. Verta a mistura para um tacho e aqueça, em lume médio, mexendo sempre e raspando as laterais e fundo do tacho, até que o creme comece a borbulhar.
Retire do lume assim que apareçam as primeiras bolhas. Verta o creme para uma taça e deixe arrefecer à temperatura ambiente, tapado com uma folha de película aderente que deve entrar em contacto com o creme.
Quando a gelatina tiver solidificado acrescente metade do creme de natas, de seguida uma camada de custard (não usei todo) e, de seguida, a segunda camada de natas.
Distribua o ananás cortado em pedaços no topo e polvilhe com mistura de bolacha que tenha sobrado.
Leve ao frio até refrescar bem e sirva.

Receita enviada por:
Carla Carmo,Vila Nova de Gaia