Tété

Com a medida certa de tradição e inovação, a Tété é uma empresa fundada há mais de 50 anos que comercializa queijo fresco, queijo curado, requeijão e manteigas. Diariamente produz entre 20 a 30 mil litros e exporta para vários mercados internacionais.

A receita usada pela primeira geração da família Amaro ainda é a mesma e o nome da marca surgiu como forma de homenagear o avô dos administradores, Cristina e João Amaro. Na Téte, a tradição ainda se mantém viva e o processo de produção tradicional é a garantia da qualidade dos queijos, requeijão e manteigas comercializados pela empresa de Carcavelos. A inovação é o fator de diferenciação da Téte que aposta em novos produtos e embalagens atrativas para o consumidor.

Da empresa saem diariamente entre 20 a 30 mil litros de queijos frescos, curados, requeijão e manteigas fabricados com leite de vaca, cabra e ovelha proveniente de explorações agrícolas da região. Além da qualidade da matéria-prima, a Tété tem sido distinguida pela frescura dos seus produtos e pelos novos produtos que introduz no mercado. Uma das características transversais dos produtos é o facto de terem uma baixa adição de sal, o que favorece o verdadeiro sabor dos produtos. Este ano a Tété começou a comercialização de queijo fresco com salsa e alho e está previsto ainda o lançamento de um iogurte de cabra, sem lactose, baixo em gordura e sem adição de açúcar.

Atualmente a Tété exporta para Espanha, França, Bélgica, Suíça, Moçambique e EUA e está a estudar a possibilidade de entrar no Reino Unido, apesar de a prioridade ser a consolidação da presença nos atuais mercados.

Recentemente, no concurso Queijos de Portugal, organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), o requeijão de vaca, o requeijão de cabra e o requeijão de mistura da Tété foram distinguidos como os melhores de 2015. A empresa obteve ainda uma menção honrosa no queijo fresco de cabra.