A TerriuS captura o sabor único dos produtos alentejanos e transporta-o para o nosso paladar, dando a conhecer a riqueza gastronómica da Serra de São Mamede. Cogumelos, tomate, castanhas, maçãs, pimentos e ervas aromáticas, são vários os produtos que a TerriuS tem ao dispor, sempre com a missão de levar ao mundo os sabores e aromas originais da terra.

É numa das maiores reservas de biodiversidade da Península Ibérica, a Serra de São Mamede, que nasceu a TerriuS, “tendo como principal objetivo a produção sustentada, a conservação e a comercialização dos produtos silvestres, dos frutos e dos hortícolas de excelência originários da região”, explica a marca. A ideia surgiu no início de 2011 de um grupo de jovens que encontrou na atividade agropecuária uma fórmula para o sucesso.

A TerriuS recorre a processos de transformação simples, como a desidratação, a moagem e a elaboração de conservas naturais para preservar as características únicas das matérias-primas de que dispõe. A gama de produtos TerriuS inclui cogumelos silvestres (Porcini, Trompeta, Morrille) desidratados, em farinhas e em snacks, cogumelos Shitake produzidos em troncos de madeira de eucalipto e castanheiro para consumo em fresco, para desidratação e elaboração de chutneys. De forma a valorizar os produtos certificados, a marca comercializa a Castanha de Marvão DOP e a Maçã Bravo de Esmolfe IGP de Portalegre em fresco ou sob a forma de farinha e desidratados. Mas, os produtos disponíveis incluem ainda cardos silvestres, espargos trigueiros, tomate seco em azeite e ervas aromáticas como hortelã-pimenta e erva-príncipe. Mais recentemente a TerriuS lançou-se no setor de cosmética através de sabonetes artesanais à base de azeite com aromas de mel e Castanha Marvão DOP e Maçã Bravo de Esmolfe IGP de Portalegre, e sais de banho naturais.

Nas instalações da TerriuS, num antigo moinho de grão, realizam-se visitas guiadas, showcookings e atividades de turismo gastronómico e de natureza.