TERRAPRIMA

A Terraprima – Serviços Ambientais (TPAmb) é uma microempresa spin-off do Instituto Superior Técnico e foi criada em 2008. Esta empresa cria soluções imaginativas, simultaneamente benéficas do ponto de vista económico, social e ambiental. As soluções criadas representam uma mais valia para os territórios que disponibilizam o capital natural, agricultores que geram esse mesmo capital, e ainda, para a cadeira de valor neles assentes que fornece os produtos que todos consumimos.

A Terraprima – Serviços Ambientais foi criada por Tiago Domingos, o seu CEO, cuja visão identificou uma oportunidade de prestação de serviços ambientais pela atividade agrícola aos considerar três fatores. O primeiro diz respeito ao conhecimento pelo IST sobre o potencial das pastagens permanentes ricas em leguminosas na promoção do sequestro do carbono no solo. O segundo ponto foca na necessidade de o Estado Português dar resposta aos seus compromissos no Protocolo de Quioto. Por fim, a existência de conhecimento prático da gestão agrícola e das oportunidades e limitações
que se colocam ao contributo dos serviços ambientais para a sua viabilidade financeira. A junção destes três fatores fez com se criasse a Terraprima – Serviços Ambientais, com a principal missão de conceber e viabilizar economicamente sistemas integrados de avaliação, redução e compensação dos impactos ambientais decorrentes das atividades humanas.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da Portugal de Sabores.