Taverna Antiqua

Reviver a época medieval e recriar o que seria uma casa de repasto da altura é o principal objetivo do restaurante Taverna Antiqua. A ideia surgiu quando Emanuel, o proprietário, fez uma viagem a Talin, capital da Estónia, e visitou um restaurante similar. Consciente da história da cidade de Tomar, Emanuel começou uma investigação dos costumes, hábitos gastronómicos e vivências da época que durou cinco anos.

O Taverna Antiqua abriu portas em novembro de 2012 no centro histórico de Tomar. O espaço distingue-se pela recriação e aparência medieval que vai desde a decoração à iluminação, passando pela caracterização dos funcionários, mobiliário, música ambiente e produtos servidos.

O receituário deste espaço segue as recei­tas da altura, mas com algumas adaptações à realidade atual. Por exemplo, não são usados ingredientes como batata, tomate, pimento, feijão e milho e são acrescentados outros como cogumelos selvagens, castanhas, abóbora e frutos silvestres. Os pratos mais populares são as perninhas de rã, a espetada de moelas, o pernil assado com castanhas e migas, a empada de caça com puré de maçã, o javali com molho de frutos do bosque e o bacalhau à mercador. Como sobremesas destacam-se os doces da época, nomeadamente o pudim de abade de priscos, tarte de requeijão e pudim de avelãs. A acompanhar este menu está uma panóplia de cervejas artesanais, cidra, hidromel e vinhos, incluindo hipocraz (infusão de vinho quente com especiarias e mel).

Informações e reservas

Tel: 249 311 236

E-mail: tavernaantiqua@gmail.com

Horário

Terça-feira a Domingo das 12h00 às 02h00