Tarte de robalo e salada de alface e beterraba

Ingredientes:
– 1 posta de robalo

– 1/2 Litro de Leite
– Tomilho fresco q.b.
– Tomilho limão fresco q.b.
– Coentros q. b. (guardar um pouco para no fim colocar por cima da tarte)
– 2 dentes de alho
– Azeite q.b.
– 3 folhas de acelga
– Um pouco de salsa q. b.
– 1 ovo
– Sal q.b.
– 2 tomates cherry
– Pimenta q.b.
– Forma de tarte pequena de fundo amovível
– Um pouco de papel vegetal
– Um pouco de grão seco ou bolas de ir ao forno
– Alface
– Beterraba
– Vinagre q.b.
– açúcar q.b.
Para a massa da tarte:
– 125 gr de farinha
– 1 ovo pequeno
– 1 colher e meia de sopa de água
– 1 colher e meia de vinagre
– 1 colher de chá de manteiga
– Película aderente
Modo de Preparação:
Comece por fazer a massa da tarte, porque tem de ir ao frigorífico para descansar. Coloque todos os ingredientes numa taça e junte tudo muito bem sem mexer muito. Quando a massa estiver macia, envolva em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos meia hora.
Prepare a beterraba, descasque-a e corte em juliana fina, polvilhe com o açúcar, aqueça o vinagre sem deixar ferver e cubra a beterraba. Reserve. Lave a alface e corte também em juliana e reserve. Amanhe o peixe e coloque um pouco de sal, reserve. Lave e corte finamente a acelga, um pouco de coentros e salsa, reserve.
Num tacho, coloque o leite, um pouco de coentros, alecrim, tomilho limão e um alho esmagado com a casca. Leve ao lume e quando levantar fervura reduza e coloque lá dentro o robalo até ele ficar meio cozinhado, de forma a poder tirar lascas inteiras. Numa frigideira coloque um pouco de azeite, quando estiver quente coloque as verduras que cortou e vá mexendo sempre em lume brando para cozinharem lentamente. Tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto, quando estiverem cozidas as verduras adicione o alho bem picado, reserve.
Ligue o forno a 180ºC. Unte a forma e forre com a massa, coloque um pouco de papel vegetal por cima o grão, leve ao forno cerca de 10 minutos. Com muito cuidado, tire a pele e as espinhas ao robalo, reserve. Coe o leite e uma colher de chá para juntar ao ovo batido que irá colocar na tarte, tempere esta mistura com um pouco de pimenta. Retire a tarte do forno, retire o grão e o papel, coloque as verduras bem espalhadas, o robalo por cima, de forma a ficar toda a verdura coberta, adicione o ovo, pode não ser necessário colocar toda a quantidade de ovo que preparou. Leve novamente ao forno quando estiver dourado, com o aspeto de estar tudo cozido pode retirar do forno.
Desenforme a tarte, coloque no prato e enfeite com a alface, a beterraba sem o molho e adicione um pouco de azeite, sirva delicie-se.
Receita enviada por:
Ângela Mourão, Espinho
Blog: http://nacozinhadate.blogspot.pt/