São 91 anos ao serviço da comunidade, numa missão de assistência à população. No entanto, a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros é muito mais do que a sua missão social e é autossuficiente na produção de vinhos, azeite e produtos hortícolas na Quinta do Lombo. Desta propriedade com cerca de 100 hectares saem vinhos e espumantes premiados e azeites de qualidade superior.

Tendo como missão orientadora “prestar assistência à terceira idade através de lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário”, a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros foi fundada a 15 de março de 1927 e, volvidos 91 anos, os seus princípios e motivações mantêm-se os mesmos, garante Alfredo Castanheira Pinto, provedor da instituição.

Desde a sua fundação que a instituição andou de “mãos dadas” com a arte de cultivar os campos. Dando cumprimento às Obras de Misericórdia, especialmente “dar de comer a quem tem fome”, Alfredo Castanheira Pinto assumiu o setor agrícola como uma das áreas para o desenvolvimento e, acima de tudo “para a sustentabilidade da instituição”. É na Quinta do Lombo que se reflete esta ideologia. Numa propriedade com cerca de 100 hectares encontramos vinhas, cultivo de produtos hortícolas em estufas e ao ar livre, cereais, pomares e olivais. Diariamente os 15 funcionários da herdade manejam a terra, cultivam os produtos, tratam dos mais de 10 porcos e conduzem e guardam o rebanho de 200 cabeças de gado Churra Terra Quente. Proprietária de mais de 4000 oliveiras, a Santa Casa é autossuficiente na produção de azeite extra-virgem de elevada qualidade, com baixa graduação e que é obtido poucos dias após a apanha da azeitona.

No que aos vinhos diz respeito, as marcas Casal do Lombo e Quinta do Lombo já são sinónimo de qualidade reconhecida. Desde o início da sua produção até à data, são vários os vinhos premiados e medalhados, com características próprias que perduram no tempo. De facto, 2004 foi um ano de ouro para o setor vitivinícola da instituição, com a implementação da Adega Quinta do Lombo e o vinho espumante bruto desse ano a ser reconhecido com a Medalha de Ouro no concurso mundial Wine Masters Challenge 2006. Mais recentemente os vinhos tintos e brancos viram a sua qualidade reconhecida com Medalha de Ouro no concurso da CVRTM.

A Santa Casa dispõe de cerca de seis hectares de vinha, mas o objetivo é chegar aos dez hectares e às 50 mil garrafas anuais. O espumante “Casal do Lombo” e os vinhos “Quinta do Lombo” podem ser adquiridos através da própria instituição, assim como o azeite, mas também são comercializados a IPSS de todo o país. Em termos estatísticos, atualmente a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros produz 90 por cento do seu consumo, nomeadamente os produtos hortícolas, as carnes, os vinhos e o azeite.

As receitas das vendas dos produtos da Quinta do Lombo são aplicadas na vertente social da instituição.