Robalo de Espinho grelhado com manteiga em especiarias, batatas crocantes e salada de alface, beterraba e tomate cherry

Ingredientes:
– 1 robalo de mar com cerca de 1,5 kg
– 3 batatas grandes
– Alface q.b.
– 1/2beterraba
– Tomate cherry q.b
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Azeite q.b.
– Alho q.b.
– Farinha q.b.
– Vinagre q.b.
– Tomilho limão fresco q.b.
– Alecrim fresco q.b.
– Coentros frescos q.b.
– 100 gr manteiga sem sal
– 5 gr de malaguetas vermelhas
– 1/2 colher de chá de paprika fumada
– 2 colheres de chá de sumo de limão
– 1 colher de chá de açúcar

Modo de Preparação:
Para a manteiga com especiarias:
Misture a manteiga sem sal à temperatura ambiente, as malaguetas sem sementes cortadas finamente, a paprika e o sumo de limão. Coloque a manteiga numa folha de película aderente, enrole em forma de salsicha. Torça as pontas da película para a manteiga ficar bem presa. Coloque no frigorífico pelo menos 30 minutos para endurecer.
Para a salada de alface e beterraba:
Descasque a beterraba e corte em juliana fina, polvilhe com o açúcar. Aqueça o vinagre sem deixar ferver e cubra a beterraba. Reserve. Lave a alface e corte em juliana. Reserve. Lave o tomate, corte a meio e salpique com um pouco de sal, reserve.
Para o peixe:
Amanhe o peixe, corte em postas e retire a que vai utilizar. Coloque um pouco de sal e reserve.
Batatas crocantes:
Lave muito bem as batatas e corte às rodelas grossas.
Coloque num tacho com água e quando começar a ferver deixe cozinhar por 6 minutos, escorra e reserve.

Numa frigideira anti-aderente coloque uma boa quantidade de azeite e quando este estiver quente adicione as batatas, reduza o lume para médio e vá virando as batatas para elas acabarem de cozinhar e ficarem tostadinhas, mexendo sempre e virando com cuidado para se manterem inteiras. Ligue o forno a 180º.
Pegue no peixe, retire o excesso de sal e seque-o muito bem num pano, faça 2 golpes superficiais, na diagonal. De seguida passe o peixe pela farinha, sacudindo-o muito bem, polvilhe com pimenta a gosto.
Num grelhador bem quente e seco coloque o peixe e deixe tostar cerca de 2 minutos de cada lado. Coloque-o numa assadeira e leve ao forno a 180º, cerca de 8 minutos.
Termine de confeccionar as batatas. Quando estiverem bem douradas e cozidas adicione os alhos, o alecrim e o tomilho limão mexa para envolver todos os aromas.
Retire o peixe do forno, coloque num prato, adicione as batatas, acrescente a alface colocando em cima a beterraba e o tomate cortado ao meio. Depois de tudo empratado coloque a manteiga previamente cortada às rodelas em cima do peixe e uma folha de coentros.

Receita enviada por:
Ângela Mourão, Espinho
Blog: http://nacozinhadate.blogspot.pt/