Palácio da Brejoeira

Ex-libris da região do Minho, o Palácio da Brejoeira é uma construção do início do século XIX em estilo neoclássico localizada em Monção. Casa senhorial, belos jardins, bosques frondosos e vinhas, visitar o Palácio da Brejoeira é fazer uma viagem no tempo.

Ultrapassar os altos muros que circundam o Palácio da Brejoeira, situado na freguesia de Pinheiros, concelho de Monção, é regressar ao início do século XIX, data da sua construção. A imponência da casa senhorial e a beleza dos jardins não deixam ninguém indiferente. No entanto, é o interior do Palácio que revela segredos de outros tempos, de uma vida faustosa e de uma prenda de pai para filha.

Classificado como Património Nacional desde 23 de junho de 1910, apesar de ser propriedade privada, o Palácio da Brejoeira decidiu abrir as suas portas a visitas e partilhar as memórias e vivências de mais de dois séculos de existência. Entre os principais visitantes destacam-se os espanhóis, dada a proximidade de Monção com Espanha. As visitas ao Palácio da Brejoeira podem ser realizadas de terça-feira a domingo e têm o custo de 7,5 euros.