Projeto Clara

A CLARA é uma área de trabalho fixada no concelho de Odemira que explora soluções que contrariem a baixa densidade populacional das regiões interiores através do diálogo na investigação e da inovação e reflexão do conhecimento sobre vertentes como o património cultural, a arte, a cultura alimentar ou a reabilitação de ecossistemas.

No interior Sul de Odemira, o concelho de maior área em Portugal, as 4 freguesias de São Martinho das Amoreiras, Luzianes, Sabóia e Santa Clara- a-Velha perderam mais de 70% da sua população residente em duas gerações. Este é apenas um exemplo de como o despovoamento pode ter causas graves na demografia e cultura da região, aos quais se podem juntar o envelhecimento, a perda de costumes e tradições ou problemas ambientais. A missão do projeto é, através de uma comunidade mais criativa, potenciar os recursos endógenos e viabilizar melhores condições na região para atrair novos residentes ou visitantes de outras regiões.

Assumindo a sua filosofia logo desde o início, reabilitando uma antiga fábrica de tijolos para as suas infraestruturas, este Centro para o Futuro Rural realiza vários tipos de atividades culturais que passam por residências, workshops ou conferências com dois focos bem presentes: a Cultura e o Ambiente. Para esta organização, na esfera ambiental, é imprescindível envolver a comunidade local e formá-la sobre o poder que têm nas mãos para ajudar a otimizar este trabalho e os seus consequentes resultados, sabendo que, muitas vezes, a falta de informação causa entraves no desenvolvimento deste tipo de localizações.

Leia a reportagem completa na compra da 15ª edição da Portugal de Sabores.