Povoação, O MAIS LINDO DOS AÇORES

Situado na costa sueste de São Miguel, o Concelho da Povoação, faz parte da maior e mais populosa das nove ilhas que fazem parte do arquipélago dos Açores. É, também, o concelho mais jovem da ilha, criado por decreto de D. Maria II, em 1839, apesar de ter sido o local onde desembarcaram os primeiros povoadores do arquipélago.

Os recursos hidrológicos são a maior riqueza do município da Povoação. Esta riqueza é fruto das várias manifestações
de vulcanismo ativo, e é de salientar o Vale das Furnas, uma vez que é considerado uma das maiores hidrópoles do mundo, com 22 qualidades de águas minero medicinais já classificadas e detentoras de uma lagoa e caldeiras.

Visitar o concelho da Povoação é estar em permanente contacto com a natureza, quer seja na terra ou no mar, esta região oferece um vasto e variado leque de opções. Nesta vila açoriana irá encontrar, também, uma riqueza botânica, com vários jardins, miradouros que oferecem uma vista sobre todas as povoações vizinhas, rede de trilhos, caldeiras, lagoas e,
ainda, piscinas de águas quentes férreas. Possui um campo de golfe e vários tipos de alojamento, desde hotéis e alojamento rural.

Sobre o Vale da Povoação ficam as sete Lombas que abraçam a Vila, que em tempos foram terras de grande fertilidade
que abasteciam de cereais as praças do norte de África, onde esta atividade está apontada no Museu do Trigo, na Nossa Senhora dos Remédios.

Leia a reportagem completa na compra da 16ª edição da revista Portugal de Sabores.