PATANISCAS DE BACALHAU

A cor dourada com alguns tons de verde dados pela salsa, são característicos das Pataniscas de Bacalhau, ou também apelidadas de Larocas. É um prato de peixe muito típico da região entre o Douro e o Tâmega e tal como o nome indica é o bacalhau é o ingrediente imprescindível para esta receita de peixe. As  pataniscas de bacalhau © Pena Doce são um prato de simples e de rápida confeção.

Etimologicamente, a palavra patanisca é um pastel frito feito com uma massa que é preparada geralmente com ovos e farinha, a este preparado junta-se a salsa e depois o bacalhau desfiado.

As Pataniscas de Bacalhau são um prato tipicamente da gastronomia portuguesa, tendo origem na região da Estremadura. Alguns historiadores defendem que as pataniscas têm origem em Lisboa, das aparas de bacalhau que os galegos guardavam, no século XIX:

As pataniscas consistem em pedaços de bacalhau desfiado. Depois, é necessário bater os ovos e juntar leite e farinha de forma a obter uma papa homogénea. A salsa é utilizada para dar um sabor único às pataniscas. As pataniscas possuem uma forma irregular, achatada, que depois de fritas ficam com cerca de oito a 12 centímetros de diâmetro.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da Portugal de Sabores.