Natureza, paisagens, habitats, silêncios, gastronomia, património, trilhos. No Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, pode viver experiências únicas que combinam todos estes elementos, num local que aproveita os recursos endógenos e a biodiversidade da região, explicam Débora Moraes, técnica superior, e Diogo Nascimento, diretor do Parque Natureza de Noudar.

Como surgiu a criação do Parque de Natureza de Noudar?
Na proximidade de Barrancos encontra-se o Parque de Natureza de Noudar, localizado numa herdade de mil hectares, a Herdade da Coitadinha, encaixado entre cumes e colinas e delimitado pelo rio Ardila e a ribeira de Múrtega. Fazendo fronteira com Espanha, esta herdade guarda estórias de contrabando e da Guerra Civil Espanhola. OParque surge na sequência da aquisição da Herdade da Coitadinha pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestrutura do Alqueva) em 1997, com o objetivo de desenvolver um projeto de compensação pela perda de habitats induzidos por Alqueva. Os valores naturais, nomeadamente o montado de azinho, justificaram a sua aquisição e são razão para a sua inclusão na Rede Natura 2000.

O que se pode descobrir neste espaço?
O Parque dispõe de vários trilhos sinalizados que podem ser feitos a pé, de bicicleta ou de noucar (viaturas elétricas todo-o-terreno), e onde é possível observar aves de rapina, admirar as pastagens e o pastoreio das vacas mertolengas e garvonesas, encontrar rastos de javalis e vestígios da passagem de veados, raposas e de lontras junto aos moinhos de água. Resultado do programa de monitorização de biodiversidade, o Parque tem uma coleção de guias de bolso que facilita a identificação da flora silvestre e da fauna selvagem. No restaurante do Parque, o “Pançona”, os grelhados de porco preto de raça alentejana aromatizados com o alecrim das nossas hortas biológicas fazem as maravilhas de quem nos visita. A recuperação e adaptação da arquitetura original da Herdade da Coitadinha deram origem a duas unidades de alojamento: a Casa do Monte e a Casa da Malta. A piscina tem uma vista para o Castelo de Noudar e para o montado de azinho. Outra vista privilegiada é a do céu estrelado que esta localização proporciona, estando integrada na Reserva Dark Sky Alqueva.

Leia a restante entrevista na compra da edição 10.