Pão de sementes cozido em tacho de barro

Ingredientes:
– 2 colheres  de sopa de óleo alimentar
– 300 ml de água fria
– 500 gr de farinha para pão de sementes
– Farinha de trigo sem fermento para polvilhar
Modo de Preparação:
Na máquina de fazer pão:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina do pão pela ordem indicada acima. Selecione o programa Massa. Depois do pão estar amassado, coloque a massa numa superfície enfarinhada, polvilhe com um pouco de farinha de trigo, amasse um pouco até a massa não se agarrar às mãos (junte mais farinha se achar necessário). Faça uma bola, coloque numa tigela tapada, ao abrigo de correntes de ar, e deixe levedar por 1 hora.

Maneira tradicional:
Coloque num recipiente fundo e largo a farinha, o óleo e a água. Misture tudo lentamente e amasse bem até a massa ficar consistente, lisa e macia, sem se colar às mãos. Tape a massa com um pano e deixe levedar 1h30 a 2h.

Meia hora antes de acabar o tempo de levedação, ligue o forno a 220 ºC (calor em cima e em baixo), coloque o tacho de barro no forno para que aqueça. Mantenha o forno ligado. Retire o tacho com cuidado, não se esqueça que está muito quente, polvilhe o fundo com farinha e deite a massa leveda no tacho. Polvilhe o topo da massa com farinha, tape e leve a cozer a 220ºC durante 40 minutos. Passado esse tempo, tire a tampa do tacho e deixe cozer mais 20 minutos, ou até achar que o pão está cozid e levemente corado. Deixe arrefecer um pouco, desenforme, deixe arrefecer sobre uma rede. Sirva o pão frio ou ainda morno.

Receita enviada por:
Manuel Cardoso, Caldas da Rainha
Página: http://coisasimplesaoreceita.blogspot.pt/