Occidens significa “Ocidente” em latim e, para esta marca portuguesa, significa fornecer ao mundo os melhores produtos da costa oeste da Europa e do país mais antigo do mundo com as suas fronteiras atuais. Na Occidens, os melhores produtos são o mel e o azeite biológicos 100 por cento naturais produzidos em Trás-os-Montes e na Beira Alta.

O mel e o azeite da Occidens são o reflexo da qualidade dos produtos alimentares portugueses. A marca, criada por Carlos Graça, baseia-se numa postura ligada à natureza da terra em que produto e embalagem estão em conformidade com a qualidade e exclusividade que a Occidens garante.

O azeite 0.3 foi o primeiro produto lançado. As azeitonas crescem na zona de Vila Flor, uma das melhores regiões do mundo para a produção de azeites de qualidade, e são apanhadas em meados de novembro, sendo espremidas menos de 12 horas depois. Com métodos de produção 100 por cento naturais e certificados de acordo com as normas de agricultura biológica, o resultado é um azeite virgem extra, orgânico com um marcado sabor a azeitonas verdes, ligeiramente picante e com uma interessante complexidade. As oliveiras são Cobrançosa, Verdal e Negrinho do Freixo. Em fevereiro deste ano, na Biofach 2017 – World´s Leading Trade Fair for Organic Food, na Alemanha, a Occidens apresentou o Mel .5, proveniente da Beira Alta, que se caracteriza pelo sabor multifloral com um toque natural dos campos e montanhas da região.

As embalagens da marca “refletem um produto natural, destinado a ser adquirido em locais de prestígio, por consumidores de produtos gourmet biológicos, com padrões elevados de exigência, cuja preocupação com o design está sempre presente”, explica. Tudo o que está em contacto com os produtos, nomeadamente vidro e cortiça, é de origem natural e a embalagem de madeira reflete a procuração com o baixo impacto ambiental.

No futuro, a Occidens pretende aumentar a gama de produtos com “amêndoa, cereais e outros produtos portugueses”, mas também “alargar a comercialização ao Brasil e aos EUA”, ao mesmo tempo que se afirma no mercado nacional como uma marca de qualidade e exclusividade, revela Carlos Graça.