Mini Pavlovas com iogurte, lemon curd e frutos vermelhos

Ingredientes:
Para o merengue:
– 4 claras
– 12 colheres de sopa de açúcar (3 colheres por cada clara)
– 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho
– 2 colheres de sobremesa de amido de milho
Para a cobertura:
– 2 iogurtes tipo grego açucarados
– frutos vermelhos (morangos, framboesas e mirtilos) q.b.
– lemon curd q.b.
Modo de Preparação:
Ligue o forno a 150ºC. Posteriormente, quando colocar os merengues a cozer, reduza para os 120ºC. Forre o tabuleiro com papel vegetal e desenhe nele seis círculos de 10 cm de diâmetro.
Bata as claras em castelo. Adicione o açúcar e continue a bater até obter um merengue bem firme. Junte o vinagre e amido de milho. Envolva tudo muito bem com uma vara de arames. Transfira a mistura para cima dos círculos no papel vegetal, de forma a formar pequenas pavlovas arredondadas, tendo o cuidado de deixar a parte lateral mais alta do que o interior, para depois suportar a cobertura. Leve ao forno a 120ºC durante aproximadamente 30 minutos (dependendo do tipo de forno, poderá precisar de mais tempo; os merengues devem ficar ligeiramente crocantes por fora e esponjosos, tipo marshmallow, por dentro).
Desligue o forno e mantenha os merengues dentro dele até arrefecerem completamente (cerca de 2 horas é suficiente, mas pode deixá-los, por exemplo, durante toda a noite). Por último, cubra os merengues com o iogurte, disponha por cima os frutos vermelhos e acrescente um pouco de lemon curd a gosto. Sirva fresco.
Receita enviada por:
Ana Neves, Ermesinde
Blog: http://www.recantocomtempero.blogspot.pt/