“São duas chapadas na cara e um pontapé no rabo a cada garfada que te atreves a saborear”. A Malcriado é uma marca que ao longo dos últimos quatro anos tem criado produtos picantes que têm como ingrediente principal a pimenta malagueta. Até ao momento a marca tem ao dispor o doce de malagueta e o sal de malagueta, mas para breve está o lançamento de dois novos produtos.

Assume-se como uma marca que “vem dar pica a Portugal”, aproveitando os recursos que existem na região para os “maximizar e potencializar, transformando-os numa ideia concreta de negócio”, explica a Malcriado.

A matéria-prima é a pimenta malagueta e com base neste elemento foram criados dois produtos picantes: o doce de malagueta e o sal aromatizado de malagueta. O primeiro é um doce de pimenta malagueta e cayenne que concilia o doce do açúcar mascavado com o picante das pimentas, podendo ser usado em “queijos, carnes grelhadas ou assadas, camarão, pizzas e hambúrgueres ou refogados”, indica a marca. O sal marinho é aromatizado com pimenta malagueta e, uma vez que o sal absorve as características picantes das pimentas, tal como a sua cor, torna-se laranja avermelhado e é excelente para utilizar como tempero na confeção de caldeiradas, arroz malandro de tomate, feijoadas e peixes e carnes assadas. Para breve, a Malcriado tem “alguns produtos em desenvolvimento para alargar a sua gama”, nomeadamente o lançamento do molho picante Malcriado.

A Malcriado foi a vencedora do concurso municipal empreende@villa.jovem, em Vila Real, e do concurso “Acredita Portugal – Realize o Seu Sonho” na categoria de Novas Ideias em 2016. Depois de os produtos terem estado à venda em Vila Real, a marca já está presente em Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Bragança. O futuro passa por se “estabelecer como uma marca de referência em Portugal e estar presente à mesa dos portugueses”.