Lombo de Porco Assado com Ervas Aromáticas e Esparregado de Nabiça

Ingredientes:
– 800 gr de lombo de porco
– 6 dentes de alho
– 1 ramo de alecrim
– 1 ramo de tomilho-laranja
– 1 pitada de sal
– Pimenta branca moída no momento q.b.
– 1 limão
– 1 dl de vinho branco
– 2 colheres de sopa de azeite (ou a gosto)
– 1 folha de louro
– Batatinhas e cenouras cortadas em rodelas do mesmo tamanho
Esparregado de Nabiça:
– 1 kg de nabiças
– 100 ml de natas de soja
– 3 dentes de alho
– 2 colheres de sopa de azeite
– Pimenta branca moída no momento
– Uma pitada de cominhos em pó q.b.
Modo de Preparação:
Tempere o lombo de porco previamente (2 a 3 horas antes) com os alhos picados, as aromáticas picadas, sal, pimenta e o sumo de um limão, esfregando bem a carne. Regue com o vinho branco e coloque a folha de louro.
Aqueça uma frigideira anti-aderente, coloque o azeite e vá selando (fritar a primeira camada da carne) a toda a volta. Coloque o lombo com o resto da marinada e os sucos da frigideira. Em volta coloque as batatinhas e as cenouras cortadas em rodelas do mesmo tamanho. Salpique tudo com um fio de azeite. Leve ao forno durante 40 minutos, virando e regando de vez em quando.
Prepare o esparregado: coloque as nabiças numa panela com água e deixe ferver durante 3 a 5 minutos. Escorra e reduza a puré. Leve ao lume um tacho com o azeite e os alhos picados. Deixe aquecer e junte o puré, mexa e adicione as natas de soja, uma pitada de pimenta, cominhos e sal. Mexa bem, retire do lume e reserve.
Retire o lombo do forno, coloque-o numa tábua de corte e deixe-o repousar durante 5 minutos antes de cortar. Depois, corte-o em fatias. Sirva imediatamente com o esparregado de nabiça e os legumes assados.
Receita enviada por:
Paula Moita, Ervideira
Página: http://partilhandosaboresereceitas.blogspot.pt/