INOVCLUSTER E A CCDR CENTRO

CCDRCentro

A CCDR Centro começou por ser um parceiro financiador da InovCluster e hoje é um parceiro estratégico. O mais recente projet diz respeito à valorização do queijo DOP, um dos recursos mais importantes da região centro.

A CCDRC trabalha em conjunto com a InovCluster e com outros atores da região na promoção de projetos que a Associação do Cluster dinamiza na região, nomeadamente no contexto agroalimentar.

Ana Abrunhosa, ex-presidente da CCDRC, refere que a InovCluster “é um importante ator na promoção do desenvolvimento da região centro”. A agora Ministra da Coesão Territorial acrescenta que “as empresas podem ser competitivas, mas depois há uma componente da internacionalização que precisa de escala e, através da InovCluster, os produtores conseguem essa escala e conseguem afirmar-se, porque através do associativismo conseguem ter mais força do que isoladamente”.

Ana Abrunhosa acredita que as empresas se associam à InovCluster por conseguirem obter mais valor. O cluster envolve atores da região centro e de fora da região.

A ex-presidente da CCDR Centro considera que “a InovCluster tem de ser sempre o ator privilegiado de contacto” e é isso que a CCDRC faz quando trata de questões no âmbito do setor agroindustrial, porque a entidade “conhece muito bem as empresas, sabe como lidar com as empresas e ajuda-as a encontrar financiamento e mercado e ajuda-as a crescer”, garante Ana Abrunhosa.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da revista Portugal de Sabores.