Go2Nature

Seja num fim-de-semana a desfrutar das paisagens únicas da Reserva da Biosfera, numa caminhada à beira-mar ou a descobrir os melhores sabores da região, a Go2Nature tem ao dispor dos turistas uma oferta inovadora e diversificada. Permitir aos visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês a possibilidade de conhecer o território e viver experiências inesquecíveis através da integração de diferentes serviços é o principal objetivo da Go2Nature, empresa criada pela ADERE-PG. A Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês, como entidade sem fins lucrativos, apenas podia recomendar as melhores opções aos turistas que solicitavam pacotes integrados de experiências no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Nos últimos anos eram muitos os visitantes que contactavam a central de reservas da ADERE-PG para reservas de alojamento e que questionavam o facto de não estarem inseridas outras atividades turísticas complementares numa perspetiva de pacote turístico. A criação da Go2Nature veio col matar esta dificuldade.

“A Agência de Viagens Go2Nature tem assim, como principal objetivo, proporcionar aos viajantes, amantes da natureza, uma experiência única e autêntica no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no norte de Portugal”, pode ler-se em comunicado da entidade.

A empresa, criada no decorrer do passado ano, agrega os serviços de alojamento, restauração, animação turística e produtos e trabalha no território que integra a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, englobando, na parte portuguesa, o território dos cinco municípios com área no Parque Nacional da Peneda-Gerês: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.

Na prática, a atividade da Go2Nature passa pela venda e promoção de produtos e serviços dos municípios através de diversas parcerias. O processo de seleção dos parceiros foi cuidadoso, privilegiando os produtores locais, restaurantes, pontos de venda e alojamentos que estivessem de acordo com uma filosofia de turismo responsável, explicou a ADERE-PG na informação disponibilizada.

A Go2Nature irá criar programas de turismo de natureza destinados, essencialmente, a turistas estrangeiros que incluem, por exemplo, observação de cabras selvagens e trilhos de alta montanha. Nestes programas, a oferta integra alojamento, gastronomia e atividades de animação turística. A promoção da compra e consumo dos produtos locais existentes no território é também uma das áreas de trabalho da Go2Nature, através da sua inclusão nos programas por intermédio de almoços volantes, jantares, pic-nics,  entre outros. Paralelamente, a empresa pretende aumentar a estada média no território, combater a sazonalidade, atraindo pessoas nas épocas baixas, capacitar recursos humanos e preservar o património cultural, natural e humano do território.

“Tendo em conta que o território possui uma oferta de atividades e serviços turísticos alargada, diversificada e qualificada, a constituição desta empresa é uma mais-valia para os promotores e empresários locais em particular e para as regiões em geral”, garantiu a ADERE-PG em comunicado.

A ADERE-PG tem em funcionamento, desde 1996, uma central de reservas de alojamentos turísticos que integra, atualmente, 140 alojamentos. Ao mesmo tempo, desenvolve parcerias com os proprietários e com empresas de animação turística com o objetivo de promover, divulgar e vender os seus serviços.