FRUTAFORMAS

A FrutaFormas surgiu no mercado em outubro de 2012 com a missão de desenvolver produtos de origem nacional com um enfoque: “dar uma nova forma à fruta”. Sinónimo de fruta desidratada gourmet 100 por cento natural, a marca distingue-se pelo facto de apostar em frutas tipicamente portuguesas.

A desidratação de frutas é um conceito milenar que, acredita-se, já era utilizado pelo exército romano como meio de preservação para mais facilmente movimentar os alimentos entre as suas tropas. Em Portugal, especialmente na zona do Oeste, este era um processo comum, pois permitia o aproveitamento dos excedentes de produção. Com base nesta tradição, em outubro de 2012, no Bombarral, nasceu a FRUTAFORMAS, especializada na desidratação de fruta tradicional portuguesa através de um processo 100 por cento natural, colocando no mercado produtos distintos.

A marca pretende “desenvolver produtos de qualidade superior, genuinamente de origem nacional e com especial enfoque nas questões naturais e saudáveis”, explica. Com um conceito inovador, na FRUTAFORMAS a fruta portuguesa, nomeadamente a maçã de Alcobaça, a pera rocha do Oeste, o ananás dos Açores e a cereja do Fundão, é desidratada e é-lhe dada uma nova forma, desde corações a estrelas ou até pequenos ursos. Torna-se divertido comer fruta a qualquer momento do dia, sem esquecer as qualidades nutricionais dos produtos, uma vez que são altamente ricos em fibras e nutrientes, sendo que apenas lhes foi retirada a água.

Inicialmente, o produto com mais impacto foi a CROCA Maçã, uma maçã fina, crocante e repleta de sabor. Atualmente, os Lingotes de Fruta são os mais populares entre os clientes. Estas barras 100 por cento fruta são envoltas em fino papel prateado com diferentes cores, que distinguem os frutos utilizados. Existem Lingotes de Ananás dos Açores, de Pera Rocha com Limão de Mafra, Maçã e Canela. Em breve será lançado o Lingote de Pera Rocha e a Ginga Mariquinhas. No futuro, a empresa pretende apresentar “propostas inovadoras e arrojadas”, sendo que recentemente foi lançada a DINUTRI, “uma irmã mais nova da FRUTAFORMAS focada no mercado de massas e grande consumo”, explicou a marca.