Festa do Alvarinho e do Fumeiro começa hoje em Melgaço

Durante três dias Melgaço recebe mais uma edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. A sessão de abertura do evento está marcada para as 18 horas desta sexta-feira e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

A edição deste ano da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que começou em 1995, apresenta-se com novidades e um conceito renovado em que se pretende afirmar o território e a sub-região de Monção e Melgaço. Com um forte impacto para a economia local, tanto ao nível da restauração como da hotelaria, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro é um evento emblemático da região. Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, realça que “as cerca de 400 camas disponíveis no concelho esgotam, bem como a oferta dos concelhos vizinhos. A restauração não tem mãos a medir e alguns produtores que marcam presença na festa apontam uma faturação na ordem dos 25 mil euros durante os três dias”. Todos os produtores de alvarinho e fumeiro do concelho de Melgaço marcam presença na feira que visa promover também o artesanato, turismo e gastronomia.

O recinto da Festa conta com um total de 72 expositores, 30 dos quais de Alvarinho, 18 de fumeiro e produtos locais, 16 de artesanato e ainda oito tasquinhas. Além da zona de exposição, o recinto apresenta uma zona de degustação, um auditório de showcooking e provas comentadas de vinhos. Este ano, os showcooking e harmonização terão a presença dos chefes Vítor Matos, Marlene Vieira e Rui Paula.