Feitoria do Cacao

A Feitoria do Cacao comercializa chocolate artesanal produzido desde o grão de cacau, com sabores inovadores que não irá esquecer. Com pouco mais de um ano e meio de vida, a marca está disponível em 17 pontos de venda e exporta para Japão, Bélgica, Reino Unido e Espanha.

A história da Feitoria do Cacao começa após uma viagem realizada a São Tomé e Príncipe por Tomoko Suga e Sue Tavares. Neste país, as criadoras da marca visitaram várias roças e contactaram com pessoas que produzem o cacau. “Nestas visitas tivemos o privilégio de ver como se processa o cacau até chegar às mãos dos produtores de chocolate”, explicam. Rapidamente perceberam a “amarga vida dos produtores de cacau e a importância de contribuir para diminuir as lacunas que existem entre os produtores de cacau e os produtores de chocolate”, esclarecem.

Colocaram mãos à obra e iniciaram a Feitoria do Cacao. Após formações na área, testes e experiências com cacau de diferentes países atingiram um produto que “privilegia o caráter único e especial que cada terroir pode oferecer”. Na Feitoria do Cacao, em Aveiro, fazem-se chocolates desde o grão de cacau até à tablete, em micro-lotes, Bean-to-Bar.

“Ao mesmo tempo que somos a empresa pioneira neste tipo de chocolate em Portugal, contribuímos para o que nos moveu desde o início: pagamos um preço justo pela matéria-prima. Ganha o chocolate, ganhamos todos os que o provamos”, sintetizam.

Atualmente a marca comercializa tabletes de chocolate negro – Colômbia, Nicarágua, Costa Rica, – chocolate com sabores – São Tomé com café de São Tomé e com flor de sal de Aveiro, – e chocolate de leite – Tanzânia com leite de ovelha e Nicarágua. O último produto lançado é de chocolate branco, Matcha e Tokujou Sencha.

A Feitoria do Cacao tem 17 pontos de venda em Portugal e exporta para o Japão, Bélgica, Espanha e Reino Unido, tendo ainda recebido duas medalhas de ouro no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais.