EUROCIDADE DO GUADIANA: AYAMONTE

O êxito do trabalho em equipa acontece em pleno quando todas as partes envolvidas assumem um compromisso comum como prioridade: colaboração e partilha entre os cidadãos, as regiões e os territórios, alargando as rotas do conhecimento.

“Para mim, o conceito de Eurorregião é realmente tentar eliminar fronteiras…”, esta é premissa com que Marisol Guadamillas inicia a conversa connosco. Com a certeza vincada de que o trajeto a seguir é o de contrariar os limites políticos e privilegiar os fatores económicos, ambientais e de território que os três espaços têm em comum e utilizá-los de uma forma eficiente e eficaz em áreas tão diversificadas como as empresariais, sociais, culturais ou turísticas. A responsável pela cooperação transfronteiriça do Ayuntamiento de Ayamonte mostra que a troca de saberes entre regiões é uma mais-valia para as partes integrantes desta parceria internacional.

A Andaluzia sempre foi uma das maiores potências turísticas a nível europeu pela sua localização geográfica, pelo seu clima particular e pelo seu valor histórico e, com a crescente onda de transições multi-culturais por todo o continente, esta zona mediterrânica consegue oferecer maior afluência turística às cidades e vilas interiores e rurais da Eurorregião EUROAAA, abrangendo a sua incidência até em algumas povoações alentejanas. Também de referir a hospitalidade e atitude alegre que os espanhóis partilham connosco e o número de celebrações, concretizadas em festas municipais, que servem de entretenimento, mas, acima de tudo, de ligação entre os dois povos. Mas este fenómeno é bilateral: “Portugal também nos oferece muitíssimo! Oferece- nos gastronomia, assim como nós a eles, oferece-nos conhecimento em serviços de atendimento ao turista, que muitas vezes faltam em algumas zonas de Andaluzia…”, sublinha a vereadora antes de acrescentar que ambas as regiões partilham também mão de obra de qualidade e know-how, principalmente na esfera agrícola e das pescas.

Leia a reportagem completa na compra da 15ª edição da Portugal de Sabores.