EUROAAA: CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, presidida por Roberto Grilo, é o organismo que tem por missão coordenar regionalmente a cooperação territorial europeia, promovendo ações que fortaleçam, promovam e aprofundem a cooperação entre as regiões europeias, designadamente a Cooperação Transfronteiriça. Neste âmbito, fundou, em 2010, conjuntamente com o Algarve e a Andaluzia, a Eurorregião EUROAAA, de que é Vice-Presidente.

O Alentejo e a Andaluzia mantêm, há mais de duas décadas, relações institucionais muito próximas. O programa europeu de Cooperação Transfronteiriça, o INTERREG, tem sido um importante suporte financeiro para o investimento e o aprofundamento desta cooperação, bilateral, mas desde sempre integrando a participação do Algarve.

Em maio de 2010 foi assinado o protocolo de cooperação que criou a Eurorregião EUROAAA, Alentejo Algarve, Andaluzia, institucionalizando esta cooperação trilateral. A criação desta Comunidade de Trabalho veio contribuir, decididamente, para a vontade de afirmar este vasto espaço como uma área fronteiriça coesa, sustentável e competitiva no contexto europeu. A EUROAAA ocupa uma posição geográfica estratégica no sul da Península Ibérica, constituindo-se no espaço europeu como uma ponte privilegiada, na ligação entre as grandes áreas metropolitanas de Madrid e de Lisboa, entre as margens do Atlântico e do Mediterrâneo e com quase todo o Mundo, nomeadamente com os continentes africano, americano e asiático. Podemos afirmar que esta Eurorregião é um espaço institucional onde uma série de dinâmicas e ações concretas interagem e se constituem numa experiência positiva para a aproximação e o enriquecimento cultural, social e económico e para estreitar os laços que unem a Andaluzia, o Algarve e o Alentejo.

Leia a reportagem completa na compra da 15ª edição da Portugal de Sabores.