ESTUPETA DE ATUM

A Estupeta de Atum é um prato tipicamente algarvio e tem uma cor castanho escura, uma consistência firme e um sabor salgado. O atum nesta região é totalmente aproveitado, ou seja, o peixe que não serve para a muxama (atum seco, cortado ás tiras), irá servir para a estupeta. Assim, as partes como barrigas, músculos da cabeça e das barbatanas servem simplesmente para a salga.

A salga do atum nesta região já é feita desde os tempos romanos. Durante muitos anos e muitas gerações apurou- -se a arte de aproveitar tudo no atum, desde as partes menos boas que vão para salga, até às partes consideradas melhores, ou seja, a parte do peixe que não vai para a muxama, segue para a estupeta. E assim nasce esta especialidade na zona sul de Portugal.

A estupeta é o ingrediente principal de uma salada fria, que se prepara com tomate, pimento e, claro, estupeta previamente demolhada. É um bom prato para quem desejar fazer uma refeição leve, rápida e fresca, mas também pode ser um petisco consumido em qualquer altura. Enquanto petisco pode ser acompanhado por pão e à medida que se come o atum vai-se molhando o pão no azeite.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da Portugal de Sabores.