ESCOLA DE PASTORES: INICIATIVA PIONEIRA DE SUCESSO

A Escola de Pastores é uma iniciativa pioneira em Portugal, integrada no projeto “Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro”, que procura o aumento da produtividade. O projeto superou as expectativas.

O projeto Escola de Pastores envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional. No consórcio estão inseridos os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras da iniciativa.

A Escola de Pastores tem como objetivo fixar novos empreendedores que se pretendam dedicar à produção de leite para o fabrico de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), com a convicção de contribuir para o rejuvenescimento do setor e incremento da produção.

Aderiram mais de 120 candidatos, o que superou as expectativas. A presidente da InovCluster refere que os candidatos eram “três vezes mais do que o número de vagas disponíveis”. O número de candidaturas verificadas poderá ser sinónimo de esperança para o setor de atividade e para o interior do país.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da revista Portugal de Sabores.