ENGUIAS DE ESCABECHE DA MURTOSA

As Enguias de Escabeche são um prato típico da zona Centro de Portugal. Este tipo de peixe é considerado um produto caro, contudo ainda hoje em dia tem muita procura, particularmente enquantopetisco. É uma receita que está enraizada na tradição gastronómica da região e até mesmo a nível nacional. O concelho da Murtosa é o único em todo o Portugal que detém a forma de preparar as enguias com o molho escabeche.

Para sobreviver, a população recorria à agricultura e à pesca, e há muitos anos a enguia foi um peixe abundante na Ria de Aveiro, e os habitantes fizeram dos excedentes novas receitas. Assim nascem as fritadeiras ou frigideiras nas festas e romarias, uma vez que as mulheres fritavam as enguias e vendiam-nas. Na década de 40, com os problemas que a Segunda Guerra Mundial trouxe, o interesse a procura pelas enguias fritas aumentou, o que levou a que algumas das fritadeiras se organizassem e assim surgiu pela primeira vez uma fábrica de enguias na Murtosa.

Esta fábrica, ainda hoje se mantém e continuam a executar manualmente todas as operações, excluindo a esterilização e fecho das latas em que as enguias são embaladas.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da Portugal de Sabores.