Empada de carne

Ingredientes:

Massa de empada

450 gr de farinha T65
50 ml de água
50 ml de azeite
50 gr de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
5 gr. de fermento seco
1 gema de ovo para pincelar
Recheio

750gr. de carne picada
1 cebola cortada em meias luas
1/2 copo de vinho tinto
Polpa de tomate q.b.
Tomilho a gosto (só as folhas)
Jindungo, a gosto
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Massa: Misture a água (morna), o azeite, o vinho, a banha e o sal numa taça no processador ou robot de cozinha. Junte os restantes ingredientes e misture até obter uma massa lisa. Transfira para uma taça e deixou repousar cerca de 1 hora.

Recheio: Deite um fio de azeite num tacho, juntamente com a cebola . Deixe refogar lentamente até a cebola começar a estalar e dourar. Acrescente a carne e as folhas de tomilho e deixe fritar, envolvendo e separando os pedaços maiores com a ajuda da colher de pau. Quando a carne estiver loura, acrescente o vinho, a polpa de tomate e tempere a gosto com sal e Jindungo. Deixe cozinhar lentamente, acrescentando água, pouco a pouco se necessário. Retifique os  temperos e se tiver muito molho, junte uma colher de sopa de farinha peneirada, deixe levantar fervura e desligue. Deixe arrefecer.

Para preparar a empada, separe 2/3 da massa e estenda com o rolo e forre uma forma alta com fundo amovível com a massa. Encha com o recheio e estenda a restante massa num circulo que será a tampa da empada. Cubra o recheio com este circulo de massa e junte-a à massa das bordas, pressionando-a com os dedos. Se sobrar massa use um corta bolachas para fazer algumas decorações. Pincele com gema de ovo batida num pouco de água e com uma faca faça um corte no centro da massa (para sair o vapor durante a cozedura). Leve ao forno pré-aquecido até a massa estar dourada e estaladiça. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e delicie-se.

Receita enviada por:
Carla Carmo,Vila Nova de Gaia