Em viagem pelo Ribatejo

São 22 concelhos de três distritos, mas o Ribatejo abarca essencialmente o distrito de Santarém. Atravessado pelo rio Tejo, este território tem cerca de 7500 quilómetros quadrados, mais de 530 mil habitantes e caracteriza-se pelas suas três sub-regiões. Na primeira edição deste ano viaje connosco até ao Ribatejo e conheça locais únicos e sabores tradicionais.

Conhecido por “Borda d’Água” ou “Beira do Tejo”, o Ribatejo é uma das antigas províncias portuguesas, atravessado pelo rio que fecunda as suas terras e faz nascer paisagens de beleza natural e rural. Com pastagens verdejantes, duas serras naturais, uma Reserva da Biosfera e regiões férteis, o Ribatejo é um território que deslumbra. Na gastronomia, os sabores são marcados pelas carnes, peixes do rio, azeites, sopas, mel e doçaria tradicional. Com a festa brava como principal tradição, são várias as festividades que atraem turistas e visitantes. Habitada desde tempos muito antigos, a região tem locais que vale a pena conhecer, alguns já distinguidos pela UNESCO.

Abrantes

Com uma localização privilegiada, Abrantes afirma-se pela beleza natural e pela riqueza histórica. O desenvolvimento de uma rede de equipamentos culturais e a criação de pacotes turísticos que permitam dar a conhecer as suas características têm sido a principal aposta do município.

Tomar

Cidade templária com mais de 30 mil anos de fixação humana neste território, Tomar tem um passado histórico que registou a presença de povos diversos e mantém traços desta identidade. As tradições festivas, como a Festa dos Tabuleiros, a gastronomia diversificada e o património histórico são os pontos fortes desta cidade ribatejana.

Salvaterra de Magos

Com foral atribuído em 1295, Salvaterra de Magos é sinónimo de história e tradição. Na gastronomia, a enguia é a “rainha do Tejo” no concelho, que aposta na organização de um mês dedicado a este peixe do rio. O Mês da Enguia é organizado há 20 anos. Este evento acontece em março e envolve cerca de duas dezenas de restaurantes, onde as pessoas podem apreciar os pratos com enguia.

Descubra mais sobre estes municípios do Ribatejo na compra da 6ª edição da revista.