Em viagem pelo Douro Litoral

Integrando 24 municípios e três distritos, o Douro Litoral é uma região que se distingue pela beleza natural, pela tradição cultural, pela gastronomia variada, pelo património histórico e pela inovação. Embarque nesta viagem e conheça as potencialidades e características do Douro Litoral.

Virado para o Atlântico e atravessado por vários rios, o Douro Litoral é uma das mais antigas regiões do país, mas também uma das mais cosmopolitas e desenvolvidas. Terra de uma beleza natural incontornável influenciada pelo rio Douro, espinha dorsal da hidrografia, o Douro Litoral é uma região rica em história que preserva os vestígios dos povos ancestrais que por ela passaram. As tradições, usos e costumes ultrapassam as gerações e afirmam-se como um elemento de atratividade, assim como a gastronomia, marcada pelos sabores do peixe, das carnes e do Vinho do Porto.

Baião

Em Baião, o verde e o azul são as cores predominantes. O verde das serras e o azul do rio Douro associam a Baião o conceito de “vida natural”, levando a este concelho do Douro Litoral milhares de turistas. Na gastronomia e vinhos, os sabores do Biscoito da Teixeira, da casta Avesso e do anho assado deliciam quem descobre Baião.

Vila Nova de Gaia

A paisagem é marcada pelas Caves de Vinho do Porto e os sabores variam entre o vinho, o peixe e o pão. A cultura e a tradição, a natureza e a gastronomia são os polos de atratividade de Vila Nova de Gaia, um concelho que encara o rio Douro e que atrai cada vez mais visitantes.

Santa Maria da Feira

Entre o Douro e o Vouga, na região medieval de Terra de Santa Maria, Santa Maria da Feira é um concelho rodeado por natureza que se afirma pelos seus sabores e tradições. Os sabores da fogaça e do licor chamoa misturam-se com a história, atraindo milhares de visitantes.

Santo Tirso

Localizado no distrito do Porto, o concelho de Santo Tirso tem uma localização privilegiada próxima de centros urbanos e com muitas acessibilidades. Entre a tradição e a inovação, Santo Tirso tem-se afirmado pelo sabor dos Jesuítas, pelos parques verdes e pela história dos mosteiros.

Avintes

Ladeada pelo rio Douro, a freguesia de Avintes tem cerca de 11 mil habitantes e distingue-se pelos sabores da broa, pela riqueza histórica e pelas potencialidades ambientais.

Arouca

A herança natural e uma gastronomia e uma gastronomia em que se destaca a carne e os doces conventuais fazem de fazem de Arouca um concelho atrativo. O Arouca Geopark, os Passadiços do Paiva, a riqueza patrimonial e os sabores da raça arouquesa, das roscas de amêndoa e do pão de S. Bernando são os pontos fortes de Arouca.

Cinfães

Entre os sabores da raça arouquesa e a beleza da paisagem natural ergue-se o concelho de Cinfães, no distrito de Viseu. Banhado pelos rios Douro e Bestança, Cinfães tem-se afirmado pelas potencialidades naturais e pelo património histórico, que atraem milhares de turistas.

Castelo de Paiva

A rica história, a gastronomia diversificada e as paisagens deslumbrantes do rio Douro são os pontos fortes de Castelo de Paiva, um município fundado em 1513. Descobrir Castelo de Paiva é desfrutar da paisagem natural, deliciar-se com o arroz de lampreia e o cabrito e conhecer o património edificado.

Descubra mais sobre estes municípios do Douro Litoral na compra da 4ª edição da revista.