Em viagem pelo Alto Minho

O Alto Minho integra dez concelhos do noroeste de Portugal distribuídos por uma área territorial de 2210 quilómetros quadrados. Com mais de 244 mil habitantes, segundo os censos de 2011, esta é uma região com uma localização privilegiada entre a serra e o mar, com gastronomia rica, tradições seculares e histórias para contar. Venha connosco descobrir o Alto Minho.

No Minho, a zona mais a norte é composta pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Da fronteira com Espanha e a olhar o Atlântico, o Alto Minho é uma região marcada pela localização entre a serra e o mar, proporcionando paisagens únicas e deslumbrantes. Desta localização e dos saberes antigos preserva-se uma gastronomia diversificada que inclui pratos sazonais de peixe e carnes certificadas. Visitar o Alto Minho é poder descobrir a beleza das minhotas com os seus trajes tradicionais engalanados pelo ouro trabalhado em filigrana e ainda a riqueza histórica que permanece viva nos dias de hoje.

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez é natureza, história e tradições. Encravado no vale do Vez, Arcos é um paraíso no Alto Minho: as paisagens verdes, a arquitetura, a história cravada em cada recanto, a gastronomia saborosa e as tradições antigas. Este concelho, cujo nome advém do rio que banha as suas margens, proporciona experiências únicas e diversas que certamente não vai querer perder.

Vila Nova de Cerveira

Um destino atrativo para amantes de natureza, para apreciadores de gastronomia tradicional e para todos os que queiram descobrir uma vila com as típicas características do Alto Minho. Vila Nova de Cerveira representa a perfeita simbiose entre natureza, tradições, gastronomia e história.

Caminha

É na foz do rio Minho que se encontra Caminha, uma cidade raiana que tem a sua paisagem marcada por esta localização. Subdividido em 14 freguesias e com mais de 16 mil habitantes, o concelho reúne no seu território o contraste entre a beleza natural e a história, com praias de enorme beleza, património edificado, miradouros, cascatas e muito mais para descobrir.

Descubra mais sobre estes locais do Alto Minho na compra da edição 13.