Em viagem pelo Alto e Baixo Sabor

Torre de Moncorvo, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé são quatro concelhos que sofreram com a influência da construção da barragem do Sabor. Ao todo, a região do Alto e Baixo Sabor, como a apelidamos, é composta por estes quatro concelho e tem cerca de 39 mil habitantes, assim como uma história ligada à natureza, ao património, à gastronomia e às tradições.

Nascido em Espanha, o rio Sabor tem 120 quilómetros de comprimento e em Portugal atravessa Torre de Moncorvo, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé. Estes quatro concelhos do distrito de Bragança, com quase 39 mil habitantes, sofrem com a influência da construção da barragem do Sabor e têm em comum a beleza natural associada ao rio e às paisagens de montanha. Além da natureza, nesta região encontrará um património edificado que vai desde os centros históricos a aldeias de características rurais, sem esquecer o património religioso. Para quem está de visita, provar a gastronomia e os produtos locais é contactar com os saberes antigos e com a melhor forma de valorizar o que a natureza tem para oferecer.

Castro Vicente

Na margem direita do rio Sabor, Castro Vicente foi em tempos vila e sede do concelho de Mogadouro, tendo uma história antiga. Localizada a apenas 29 quilómetros da sede do concelho, Castro Vicente, e as as suas anexas Porrais e Vilar Seco, é sinónimo de património edificado e paisagens naturais, atributos que se complementam com uma saborosa gastronomia e tradições antigas.

Urros e Peredo dos Castelhanos

A poucos quilómetros de distância da sede de concelho, Torre de Moncorvo, a freguesia de Urros e Peredo dos Castelhanos representa a perfeita combinação entre a história, o passado e a natureza. Amélia Cabeleira, presidente da Junta de Freguesia, revela quais os principais locais a visitar neste território que define como “divino” e convida a provar a gastronomia típica e a vivenciar as tradições.

Chacim

Uma terra de tranquilidade, beleza natural e história, Chacim localiza-se no sopé da Serra de Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros. José Génio, presidente da Junta de Freguesia, leva-nos numa viagem por Chacim, nomeadamente pelo Santuário de Nossa Senhora de Balsamão, pelos sabores tradicionais que aqui podemos provar e pelas tradições que se mantêm vivas.

Descubra mais sobre estes locais do Alto e Baixo Sabor na compra da edição 12.