Em viagem pelo Algarve

Com cerca de 5400 quilómetros quadrados de área, o Algarve agrega 16 concelhos, com uma população residente de aproximadamente 450 mil habitantes. Habitualmente reconhecido pelas suas praias, o Algarve é um território rico com muito para conhecer, desde património histórico, natureza, tradição e gastronomia. Viaje até à zona mais a sul de Portugal Continental e descubra os encantos desta região.

Dividido em três faixas – litoral, barrocal e serra – o Algarve é constituído pelos 16 concelhos que fazem parte do distrito de Faro. Com 150 quilómetros de costa banhada pelo oceano Atlântico, esta região faz fronteira com Espanha e com o Baixo Alentejo. Mais do que as suas afamadas praias, o Algarve caracteriza-se pelo verde das serras e da paisagem, por uma história que tem atravessado o tempo e que mantém vestígios até aos dias de hoje, por tradições e cultura que passam de geração em geração e se refletem nas vivências diárias e na gastronomia.

Quarteira

Em Quarteira sente-se o calor do sol e a areia nos pés, saboreia-se a frescura do peixe e encontram-se recantos únicos que vale a pena visitar. Esta freguesia do concelho de Loulé, com mais de 21 mil habitantes, é já uma referência no panorama turístico nacional, atraindo milhares de visitantes pela sua gastronomia, pelo extenso areal e águas de qualidade, mas também pelos eventos que decorrem ao longo do ano.

Veja a reportagem sobre Quarteira no nosso canal do YouTube.

Sagres

Da Ponta de Sagres ao Cabo de São Vicente, passando pela fortaleza e pelos faróis, sem esquecer as praias, Sagres é uma vila que se distingue no panorama turístico algarvio pela riqueza histórica e patrimonial. A complementar a oferta natural e arquitetónica está uma gastronomia que beneficia da localização costeira, em que se destaca o peixe.

Silves

Da serra ao mar, Silves é um dos maiores concelhos do Algarve e do país, apresentando uma riqueza que passa pelas paisagens montanhosas e ambientes rurais, pelas belas praias em que a qualidade da água convida ao mergulho e pelo património que liga a história à identidade local. A gastronomia espelha esta diversidade, destacando-se o peixe, a laranja, os vinhos e a aguardente de medronho.

Monchique

O topo do Algarve reflete-se em tradições ancestrais vivas, em gastronomia rica e diversificada e em belas paisagens naturais. Monchique, popularmente conhecido como “Jardim do Algarve”, é um verdadeiro paraíso escondido na serra, cada vez mais procurado pelos turistas.

Descubra mais sobre estes municípios do Algarve na compra da 11ª edição da revista.