Em Viagem pela Eurorregião AAA

Os caminhos do Sul do nosso país levam-nos numa viagem que começa pelos prados Alentejanos, descendo até às praias da zona Algarvia e transitando para a província vizinha de nuestros hermanos em Andaluzia. Estas são, desde 2010, as regiões que compõem a Eurorregião EUROAAA – Alentejo, Algarve, Andaluzia. Mais que um projeto institucional, é uma mistura de vivências e saberes de povos unidos.

Esta cooperação trilateral, com origem em relações institucionais muito próximas, com mais de vinte anos, entre o Alentejo e a Andaluzia, sempre contou com a participação do Algarve na organização de eventos de interesse comum para a cooperação, encontros empresariais e institucionais diversos. Daí a sua evolução para uma estrutura trilateral formalizada em maio de 2010 através da assinatura do protocolo que institucionalizou a Comunidade de Trabalho EUROAAA – Alentejo Algarve, Andaluzia.

Com uma área próxima dos 120 mil quilómetros quadrados, a Eurorregião fica localizada numa zona com um património particularmente rico e diversificado, povoado por cerca de dez milhões de pessoas num território que envolve, entre outros aspetos, 1500 quilómetros de linha costeira, rico em praias, falésias, serras e vales que se desenvolvem em redor dos rios Guadiana e Guadalquivir. Por outro lado, essas mesmas paisagens contrastam, de forma esplêndida, com o deserto de Almeria e os picos da Serra Nevada, dando origem a 163 espaços naturais protegidos e a uma extraordinária riqueza ambiental e com grande biodiversidade de habitats, fauna e flora, representando aproximadamente 16% da Eurorregião e 30% do total das zonas protegidas da Península.

Leia a reportagem completa na compra da 15ª edição da Portugal de Sabores.