Em viagem pela Estremadura

A Estremadura é uma das maiores regiões portuguesas, com um total de 30 municípios dos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal, numa área de mais de 5300 quilómetros quadrados. Adornada pelo azul da água e pelo verde das serras, a Estremadura é uma região de terras férteis, gastronomia diversificada e património que vale a pena ver. Tudo para descobrir nesta edição.

Uma viagem pela Estremadura é encontrar as paisagens deslumbrantes oferecidas pelo Oceano Atlântico e pelo rio Tejo e a tranquilidade dos parques, serras e montanhas, é fazer um regresso ao passado onde as cidades mantêm os traços e os vestígios de outros tempos e oferecem a quem as visita património de grande relevo. Na Estremadura irá descobrir tradições antigas e artes e ofícios passados de geração em geração, mas também poderá provar alguns dos sabores mais característicos do nosso país, numa gastronomia que aproveita o melhor da terra e do mar. Aceite o nosso desafio e conheça esta região.

Alcobaça

Alcobaça é património, natureza e gastronomia. Nesta cidade que cresceu entre os vales dos rios Alcoa e Baça mantêm-se vivas as memórias de tempos antigos, num património edificado que atrai cada vez mais visitantes, que também ficam encantados com a beleza paisagística. Na Cidade dos Doces Conventuais, como não podia deixar de ser, é a doçaria que faz crescer água na boca.

Bombarral

Retrata a ruralidade do Oeste e tem ganho popularidade nos últimos anos graças ao Bacalhôa Buddha Eden Garden. Mas, o Bombarral tem muito mais para oferecer, como património histórico rico, vinhos de elevada qualidade e produtos hortícolas e frutícolas reconhecidos internacionalmente, nomeadamente a Pêra Rocha do Oeste DOP.

Caldas da Rainha

Tem o seu nome eternamente ligado ao da Rainha D. Leonor, que escolheu a região para ser palco de desenvolvimento dos seus projetos. Quem, hoje em dia, escolhe visitar as Caldas da Rainha descobre a segunda maior cidade do distrito de Leiria, marcada pela cultura, pelas artes, pelos espaços verdes e pela doçaria tradicional.

Montijo

No distrito de Setúbal, o Montijo é uma terra secular intrinsecamente ligada ao rio Tejo. Conhecer o Montijo é descobrir a história, o património e as tradições conectadas a este rio que delimita grande parte da sua área geográfica. O Montijo é um concelho com um rico património edificado, paisagens ribeirinhas de beleza única e uma forte identidade local.

Óbidos

Cidade fortificada cheia de história e memórias do passado, Óbidos distingue-se pela beleza da paisagem da vila medieval e pelos eventos anuais que atraem milhares de visitantes, nomeadamente a Feira do Chocolate, a Vila Natal e o Mercado Medieval. Visitar Óbidos é recuar no tempo e descobrir uma das mais belas vilas de Portugal.

Descubra mais sobre estes municípios da Estremadura na compra da 9ª edição da revista.