Em viagem pela Beira Litoral

Ocupando uma ampla faixa litoral do centro do país, a Beira Litoral integra 38 concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém, numa área total de cerca de 7600 quilómetros quadrados. Banhada pelo oceano Atlântico, esta região afirma-se pelas belas praias, pelas paisagens verdejantes, pela gastronomia de mar e terra e por um rico património edificado.

Percorrer a Beira Litoral é descobrir a transparência do azul dos rios Vouga e Mondego e do oceano Atlântico, encontrar a grandeza das verdejantes serras e montanhas e conhecer um território que tem tanto de diverso como de rico. Cada vez mais procurada por turistas, a Beira Litoral é uma região que oferece património internacionalmente distinguido pela UNESCO, festividades e romarias cheias de luz e cor, saborosa gastronomia que aconchega o estômago e produtos típicos certificados. Embarque connosco nesta viagem e conheça as características únicas da Beira Litoral.

Sever do Vouga

Conjuga o melhor da serra e do rio e combina o azul das águas com o verde das montanhas. Sever do Vouga é um concelho do litoral que tem todas as características do interior e apresenta-se como um destino de excelência para quem quer desfrutar da tranquilidade e do sossego. Em Sever do Vouga, o mirtilo é o produto de excelência.

Figueira da Foz

A segunda maior cidade do distrito de Coimbra é uma verdadeira estância balnear secular procurada anualmente por milhares de turistas de várias nacionalidades. Com 12 quilómetros de praia, a Figueira da Foz é também conhecida como “a Rainha das Praias de Portugal” e tem neste património natural o maior ex-libris do concelho.

Pombal

Em Pombal, o cenário montanhoso da Serra de Sicó contrasta com a leveza da praia do Osso da Baleia. Neste concelho da Beira Litoral, o património edificado e a zona histórica remetem para tempos antigos, transportando os visitantes a outras épocas. Na gastronomia, o destaque é a doçaria de influência conventual, como os Biscoitos do Louriçal.

Alvaiázere

Dizem os locais que Alvaiázere é natureza, povo vivo e as suas vivências. Inserido nas Terras de Sicó, o concelho de Alvaiázere assume-se como um território em que o verde e as tradições se conjugam, sendo evidente a riqueza do património paisagístico, as potencialidades dos produtos locais e a presença dos sinais do passado.

Descubra mais sobre estes municípios da Beira Litoral na compra da 8ª edição da revista.