Em viagem pela Beira Baixa

A Beira Baixa, composta por 13 concelhos de três distritos, é uma das antigas províncias portuguesas, marcada pelas áreas aplanadas e pelas montanhas, pelos sabores serranos, pela riqueza histórica e por tradições ancestrais. Nesta edição, embarque connosco numa viagem pelas características da Beira Baixa.

Nascente de dois rios que desaguam no Tejo – Zêzere e Ocreza -, a Beira Baixa beneficia dos vales de rios de águas cristalinas, serpenteados por serras e montanhas onde as belas aldeias rústicas se combinam com a natureza. Com um geoparque, uma parte da Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, a Beira Baixa é um território que encanta pelas paisagens naturais. Na gastronomia, os sabores serranos são marcados pelos queijos, carnes, azeite, mel e frutas. Com vestígios do passado bem preservados, esta é uma região que atrai turistas pela calma do seu quotidiano e pelas tradições, trazidas até aos dias de hoje por um povo que sabe receber quem o visita.

Vila de Rei

Se dobrar simetricamente um mapa de Portugal Continental em quatro partes, no ponto de união das dobras encontrará um nome: Vila de Rei. Neste concelho, onde se localiza o centro geodésico de Portugal, pode descobrir um território montanhoso, marcado por belas paisagens, saborosa gastronomia e aldeias tradicionais.

Covilhã

Terra da indústria da lã, de ensino e de gastronomia tradicional, a Covilhã é um concelho com vários locais turísticos que mantêm viva a memória de tempos antigos e as tradições e saberes do povo. Na gastronomia, os enchidos, queijos e doces tradicionais deliciam quem visita a Covilhã.

Proença-a-Nova

Vila do distrito de Castelo Branco, Proença-a-Nova concilia a riqueza do seu património com a beleza das paisagens e o sabor genuíno de uma gastronomia que passou de geração em geração. As paisagens naturais são efetivamente um dos pontos fortes do concelho, que tem dinamizado esta característica, criando praias fluviais infraestruturadas, sendo que a Fróia é praia com qualidade de ouro há vários anos consecutivo.

Castelo Branco

Os bordados, os portados quinhentistas, o castelo, o Paço Episcopal e a gastronomia são os principais elementos identitários de Castelo Branco. Neste concelho da Beira Baixa, a beleza do Parque Natural do Tejo Internacional mistura-se com o património edificado ao longo de mais de 800 anos.

Belmonte

Berço de Pedro Álvares Cabral, Belmonte preserva características medievais e judaicas associadas à sua história. A riqueza patrimonial é um dos pontos fortes desta vila histórica do distrito de Castelo Branco, que tem potenciado também a sua gastronomia e os sabores.

Descubra mais sobre estes municípios da Beira Baixa na compra da 5ª edição da revista.