Em Viagem pela Beira Alta

A Beira Alta, uma região que integra dois distritos, é profundamente marcada pela sua localização serrana, pelas paisagens avassaladoras, pelos sabores, tradições e pelo turismo. Convidamo-lo a embarcar numa viagem onde vai ficar a conhecer as características únicas da Beira Alta.

Com o rio Douro a norte, o rio Mondego a sul e a imponência da mais alta serra de Portugal Continental a nascente, a Beira Alta é uma região onde as paisagens naturais ajudam a manter viva a história e as tradições de séculos. Os vales e montanhas e os rios que as atravessam são fatores de atratividade para a prática de turismo e desportos de natureza. Na gastronomia, os sabores serranos são marcados pelos queijos, azeite, carnes e vinhos. Historicamente forte, a Beira Alta é uma região com vestígios do passado lusitano que tem atraído cada vez mais turistas.

Sátão

Conhecido como Capital do Míscaro, Sátão é um concelho com mais de 900 anos repleto de vestígios arqueológicos, marcas do tempo e da história. Descobrir Sátão é aproveitar a paisagem natural, conhecer a arquitetura religiosa e deliciar-se com os míscaros e os vinhos do Dão.

Manteigas

No coração da Serra da Estrela, a 700 metros de altitude, Manteigas é um concelho com condições naturais, ecológicas e paisagísticas únicas que favorecem a prática de turismo de natureza. As paisagens deslumbrantes e a boa gastronomia associada à serra fazem de Manteigas um local muito procurado por turistas.

Viseu

Com 2500 anos de história, Viseu assume-se como uma cidade rica em património, diversificada em gastronomia e reconhecida pelas tradições. Viseu assume-se como a capital da Beira Alta e, uma vez que esteve presente em quase todos os momentos da história da Península Ibérica, detém um património histórico muito rico.

Sabugueiro

No concelho de Seia, Sabugueiro é popularmente conhecida como aldeia mais alta de Portugal e, recentemente, tornou-se a primeira Aldeia Inteligente de Montanha. As paisagens naturais, os cães Serra da Estrela e a gastronomia, onde predominam os queijos e o pão de centeio, são fatores de atratividade de Sabugueiro.

Seia

Com uma parte significativa no Parque Natural da Serra da Estrela, Seia é um concelho rico em termos biogenéticos, gastronómicos e culturais. Seia tem sabido aproveitar o conjunto de recursos biofísicos que a Serra da Estrela apresenta. Neste âmbito, o turismo de natureza é uma das fortes vertentes deste território.

Figueira de Castelo Rodrigo

No coração da região do Riba-côa, Figueira de Castelo Rodrigo apresenta um rico património edificado que é complementado por belas paisagens naturais e pela gastronomia. Neste âmbito, o peixe de Barca D’Alva e o borrego fazem as delícias dos visitantes.

Descubra mais sobre estes municípios da Beira Alta na compra da 3ª edição da revista.