Cento e Quatroº

A fórmula para o sucesso deste espaço está numa temperatura, 104ºC. Esta é a temperatura em que os alimentos mantêm as suas propriedades e o sabor em estado puro. O Cento e Quatroº é um restaurante que disponibiliza comidas a vapor rápidas, acessíveis e, acima de tudo, saborosas.

A história do Cento e Quatroº começa com dois amigos e uma ideia simples: transformar a comida a vapor, habitualmente considerada sem sabor e desinteressante, numa opção saborosa, saudável, leve e rápida. O projeto rapidamente cresceu com a entrada de outros amigos, com competências diferentes, que, durante um ano, desenvolveram a marca. Como parte integrante dessa equipa está atualmente a dupla de chefs Francisco Magalhães e Joana Xardoné. Hoje em dia, o Cento e Quatroº pode ser encontrada no Atrium Saldanha e no Amoreiras Shopping.

Os espaços apresentam-se com uma vitrina colorida e recheada com cestos de vários tipos, um painel com a descrição e preços e um poster com uma fotografia real de cada receita. No Cento e Quatroº os cestos são montados no restaurante, com alimentos cortados nas dimensões certas para que cozinhem apenas em dois minutos. Todos os ingredientes são frescos e apenas o arroz, a quinoa, o cuscuz, o pato e a batata-doce são previamente cozinhados. Para experimentar os sabores desta marca, basta aproximar-se do balcão, selecionar o seu cesto, vê-lo entrar na máquina a vapor e, enquanto paga, esperar pela contagem decrescente no visor. O resultado são pratos que mantêm as suas propriedades e o sabor em estado puro.

De forma a garantir a qualidade, foi necessário desenvolver receitas que funcionassem em cesto de madeira e que pudessem ser cozinhadas em vapor num curto espaço de tempo. O chef Francisco Magalhães criou pratos de influência mediterrânica, como ravioli com requeijão, espinafres, pera e nozes, pratos asiáticos, como camarão com arroz de coco, ou pratos portugueses, como frango com batata-doce e chouriço. Para sobremesas, pode escolher entre mousse de iogurte servida com frutos secos e mel ou o famoso bolo de cacau ao vapor, recheado com manteiga de amendoim, e que tem apenas 132 calorias. A preocupação com a saúde e nutrição é um dos pilares da marca, informando o cliente das características nutricionais dos cestos.