Solar beirão do princípio do século XIX evidenciado por linhas sóbrias e com quatro varandas de ferro forjado, a Casa das Tílias está perfeitamente enquadrada no Parque Natural da Serra da Estrela, em Seia. Sabendo-se apenas que foi edificada na década de 1810, desconhece-se quem foi o seu arquiteto.

Em 1989 a Casa das Tílias foi adquirida por José Luís de Figueiredo Lopes, capitação da Força Aérea, que a restaurou e remodelou, adequando-a à prática de turismo. Durante a recuperação existiu a preocupação de conservar as madeiras originais dos tetos, soalhos e algum mobiliário, de que é exemplo um relógio que enriquece a escadaria central e dá acesso ao primeiro piso.

No salão de estar, os olhos prendemse no teto figurado com a figura da Rainha Santa Isabel, adornado por elegantes vegetais em estuque. Na sala de refeições destacam-se as louças de porcelana colocadas em três móveis de canto encastrados. Através da artística escadaria em madeira acede-se aos quartos, um deles uma suite, em que o teto está pintado com motivos referentes a Mercúrio, deus dos viajantes e comerciantes. Todos os quartos dispõem de aquecimento e televisão por cabo, sendo que alguns têm lareira. No exterior, um jardim, um lago, uma fonte e uma piscina fazem as delícias dos visitantes.

Informações e reservas

Tel: 258 931 750 (CENTER)

E-mail: info@center.pt

http://www.solaresdeportugal.pt/

Nota: A Casa das Tílias é uma das entidades onde pode usufruir de 10% de desconto se for nosso assinante.