Cantinho das Aromáticas

Entre Vila Nova de Gaia e o Porto, na freguesia de Canidelo, próximo do local onde o rio Douro e o Atlântico se fundem, o Cantinho das Aromáticas é um espaço que se dedica à produção de mais de 180 espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. Esta quinta é o primeiro viveiro licenciado em Portugal que se dedica exclusivamente à produção destas plantas, algumas endémicas e em perigo de extinção.

Apesar de ter começado em 2002, o Cantinho das Aromáticas só abriu as portas para visitas diárias em 2005. As ervas produzidas no Cantinho das Aromáticas são certificadas como biológicas pela Ecocert desde 2005. As plantas apresentam elevados índices de qualidade, “mensuráveis pela total isenção de resíduos de pesticidas e pela maior quantidade de açúcares e de óleos essenciais”, explica Luís Alves, mentor do projeto. Em 2013 foi lançada uma marca própria de infusões, tisanas e condimentos, que já são comercializados em Portugal e em países europeus. Entre 2014 e 2016 estes produtos conquistaram vários prémios nacionais e internacionais, com destaque para a conquista consecutiva dos Great Taste Awards em Londres.

A empresa tem também um papel importante na educação ambiental, com mais de 5000 visitas de escolas, instituições e indivíduos a cada ano. Aberta ao público de segunda a sábado, a quinta permite a visita aos campos de produção e a uma loja e casa de chá. Diariamente há uma infusão do dia gratuita que os visitantes podem experimentar. Paralelamente, no Cantinho das Aromáticas organizam-se oficinas e workshops que permitem ensinar tudo sobre plantas aromáticas e medicinais e agricultura biológica.