Broa Caseira

Ingredientes:
– 1 noz fermento de padeiro
– 1,5 colher de sal grosso
– 1 kg de farinha de trigo – Espiga Tipo 65
– 2 chávenas bem cheias de farinha de milho (usamos sempre comprada diretamente no moleiro)
– 1 mão cheia de farinha de centeio da terra (usamos sempre comprada diretamente no moleiro)
– 1 mão cheia de farinha de trigo da terra (usamos sempre comprada diretamente no moleiro)
– Água morna q.b.
– Farinha de trigo q.b.

Modo de Preparação:
Comece por preparar uma bancada limpa, polvilhe-a com farinha e prepare um salazar para usar mais tarde. Verta farinha de trigo para uma tigela de forma a ter sempre à mão alguma para amassar.
Dissolva o sal em dois dedos de água quente e reserve. Faça o mesmo processo com o fermento usando água morna e misture à água salgada.
Peneire para uma bacia grande todas as farinhas (convém não saltar o processo de peneira especialmente se usar as farinhas vindas do moleiro, já que trazem imenso farelo que pode tornar a broa mais áspera) e misture com as mãos para envolver todas as farinhas.
Faça um buraco e junte o fermento juntando tudo com as mãos. Aos poucos comece a verter água morna e, com movimentos circulares, junte toda a farinha. Quando a massa colar aos dedos e parecer elástica use os dedos para a “furar” (quase como se estivesse a massajar com os dedos abertos). Neste momento, a massa tem que estar colada às mãos.
Passe a massa para a bancada enfarinha e, com a ajuda de um salazar, rape tudo o que ficar colado na bacia. Enfarinhe as mãos para retirar toda a massa presa, polvilhe e comece a amassar com os nós dos dedos acrescentando farinha na bancada e na massa sempre que necessário. Estará boa quando não colar às mãos e principalmente se, ao toque, voltar para cima.
De forma a ativar o glúten e permitir que levede bem, pegue na massa e atire-a para a bancada com bastante força umas cinco ou seis vezes.
Enfarinhe a bacia que usou previamente e deixe a massa repousar por um hora ou até duplicar de tamanho tapada com dois panos de cozinha limpos e secos num lugar quente e sem correntes de ar. Logo de seguida, ligamos o forno a 250ºC (ou na temperatura máxima do forno de cada um) com um tabuleiro lá dentro deixando-o assim até a massa ter levedado.
Finado o tempo de levedura, com a ajuda de um pano, retire o tabuleiro do forno e enfarinhe. Disponha a broa no formato que pretender enfarinhe, faça um corte e coza por um hora ou até ficar tostado.

Receita enviada por:
Gordo e Gorda On Tour, Porto
Blog: www.gordoegordaontour.wordpress.com