Blossom Essence

Com uma inspiração na natureza, a Blossom Essence é uma destilaria de óleos essenciais localizada na Covilhã que aproveita de forma inteligente e responsável os recursos naturais e endógenos existentes na região. Delfna Menezes e Fausta Parracho, sócias gerentes da Blossom Essence, explicam de que forma se caracterizam os produtos da marca e como têm apostado na inovação e investigação.

O que esteve na origem da criação da Blossom Essence?
A Blossom Essence é uma destilaria de óleos essenciais localizada na Covilhã. Nasceu em 2016 e surgiu da vontade de criar valor sustentável, promovendo a utilização inteligente e responsável dos recursos naturais e endógenos. Apostámos em situar-nos no interior pois a proximidade à natureza inspiranos. O território português detém um enorme potencial em termos da qualidade das plantas e dos óleos essenciais delas extraídos. Desejamos contribuir para a proteção da biodiversidade e valorização do património vegetal. Aquando da génese da empresa pretendíamos, dentro da área da saúde e bem-estar, criar algo diferenciador, orientado para proporcionar à pessoa mais cosmopolita os benefícios da natureza em gestos simples e quotidianos. Pretendemos dar a conhecer aos nossos clientes as potencialidades da aromaterapia. Reunimos as competências humanas necessárias que se traduzem numa equipa jovem, dinâmica e altamente qualificada e assim procuramos trabalhar para a satisfação e bem-estar dos nossos clientes, almejando a excelência do produto acabado.

Como se caracterizam os produtos comercializados pela marca?
A marca Blossom Essence comercializa produtos de aromaterapia e cosmética. Produzimos óleos essenciais com certificação biológica e certificação como produto alimentar (Food grade). Depois, com os óleos essenciais por nós destilados, elaboramos misturas de óleos essenciais – Blends terapêuticos -, que têm objetivos específicos de saúde e bem-estar. Os Blends são também produtos com certificação biológica e certificação como produto alimentar. Um dos meios preferenciais na utilização destes produtos é através da difusão. Estes produtos pretendem dar uma resposta preventiva, natural, livre de produtos sintetizados, a sintomatologias comuns. No entanto, poder-se-á beneficiar das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais através de massagem. Assim sendo, alguns dos Blends, são apresentados sob a forma de óleos corporais, tais como o be relief, be breath, be flow, be woman e be smooth. Podem diretamente ser aplicados sobre a pele e assim não só usufrui da experiência aromática como dos seus benefícios terapêuticos. Para além dos produtos acabados, a Blossom Essence realiza a costumização de produtos mediante diagnóstico. Em parceria com massagistas e reflexologistas, desenhamos misturas de óleos e orientamos a sua aplicação.

De que forma é que garantem a qualidade no processo de extração de óleos essenciais de plantas aromáticas medicinais?
O processo de destilação é por arrastamento de vapor. Este método é o único método de extração de óleos essenciais de plantas considerado biológico e o indicado pela farmacopeia portuguesa. No processo de destilação utilizam-se apenas plantas produzidas em modo biológico que consigamos acompanhar desde a sua origem. Deste modo garantimos a rastreabilidade das plantas e dos óleos essenciais destilados. Em consonância, as instalações da Blossom Essence, estão certificadas para a produção de produtos cosméticos.

A inovação e investigação é uma das áreas de aposta da Blossom Essence. Que tipo de trabalho têm desenvolvido neste âmbito?
Pretendemos fomentar e expandir o mercado dos óleos essenciais, mas também realizar o aproveitamento de recursos endógenos da flora portuguesa. As áreas de investigação passam pela preservação temporal da bioatividade dos óleos essenciais, através da sua incorporação em materiais solúveis em água ou em fibras têxteis. Os óleos essenciais são naturalmente muito voláteis e degradáveis com a temperatura e radiação. Deste modo pretendemos alargar o consumo dos óleos essenciais a outros mercados, nomeadamente o têxtil funcional e dos nutraceuticos. A preservação da bioatividade dos óleos essenciais cruza-se diretamente com a necessidade de validar as propriedades terapêuticas de cada óleo essencial em si e também dos blends de óleos essenciais. Para isso, a investigação abrange as áreas de citoxicologia e ensaios clínicos. Também pretendemos valorizar os hidrolatos, comummente conhecidos por águas florais, que são um subproduto da destilação dos óleos essenciais. Estes, por serem uma solução aquosa, são extremamente perecíveis e suscetíveis de conter partículas que contribuam para a sua degradação. São, no entanto, um produto muito interessante pois também contêm óleos essenciais. As atividades de I&DT decorrem em parceria com a Universidade da Beira Interior e Universidade Técnica de Lisboa.

Quais os principais objetivos traçados a médio e longo prazo?
O principal objetivo a médio prazo foca-se em tornar a marca Blossom Essence uma marca reconhecida e à qual o consumidor atribua qualidade, mérito, confiança. É objetivo também expandir a marca pelo mercado nacional e internacional. É também objetivo de médio e longo prazo o estabelecimento de parcerias estratégicas que permitam a concretização do resultado da I&DT de modo a poder aumentar o espectro de utilização dos óleos essenciais.