Carlos Durães e Miguel Martins são os apicultores por detrás da ArrábidaMel, uma empresa especializada na produção e embalamento de mel que está no mercado desde 1998. Com produção em Setúbal, esta empresa agrega quatro marcas e gamas próprias, todas com fabrico contínuo.

A ArrábidaMel começou em novembro de 1998 quando dois apicultores decidiram levar mais além a sua paixão pela apicultura e optaram por fundar uma empresa, com uma instalação primária direcionada para a venda no distrito. No início da atividade criaram a marca Mel D´Arrábida, sendo que o mel utilizado era o mel produzido pelos próprios no Parque Natural da Arrábida.

Com o passar dos anos, a ArrábidaMel tem vindo a aumentar a produção, a distribuição e o embalamento, sendo que é de momento o fornecedor de mel das suas marcas próprias. A Gosto Português, marca que agrega produtos diferenciados como o mel de laranjeira, o hidromel, o vinagre de mel ou aguardente de mel. A Favo, a principal marca à venda nas lojas da Jerónimo Martins. A Santo Ambrósio, Santo Padroeiro da Apicultura, que, para além de ter mel tradicional à gota tem também disponíveis caixas de cerca de 15 quilos. E, por fim, a Mel D’Arrábida.

“Em cada produto que produzimos temos a demonstração dos nossos valores, nomeadamente o profissionalismo, responsabilidade, comprometimento, inovação, confiança, espírito de equipa e paixão pelo detalhe”, garante a marca, que tenta seguir ao máximo os padrões de qualidade e segurança alimentar que adotou no começo do projeto, há mais de 20 anos.

A marca aposta maioritariamente na valorização do setor apícola em Portugal e dá formações para a criação de novos apicultores para promover o crescimento do mel de forma sustentável em Portugal. A ArrábidaMel ambiciona ser um dos maiores embaladores a nível europeu e fazer chegar os seus produtos a todo o mundo, tornando-se numa referência a nível mundial.

Os produtos da ArrábidaMel já receberam vários prémios, destacando-se o mais recente, a primeira menção honrosa na oitava edição dos Food & Nutrition Awards, em 2017, na categoria “Produto Inovação” com o mel de frutos vermelhos da marca Gosto Português, que alia as propriedades benéficas do mel com as dos frutos vermelhos.