AÇORES: 9 Ilhas, 1 Geoparque

Constituído por 9 ilhas, alguns ilhéus e fundos marinhos envolventes, o Arquipélago dos Açores, localiza-se no Oceano Atlântico Norte. A sua origem vulcânica aliada à geotectónica desta região, refletem-se numa rica e vasta diversidade de paisagens, formas e estruturas geológicas. O Geoparque Açores assenta numa rede de 121 geossítios, sendo seis deles de relevância internacional.

As Ilhas dos Açores constituem um autêntico laboratório natural de geodiversidade vulcânica, uma vez que conta com
vulcões, caldeiras, lagoas, campos de lava, fumarolas, nascentes termais, grutas e tantos outros elementos característicos do património geológico da região.

Comprometido com o desenvolvimento de um turismo sustentável, através do geoturismo, o Geoparque Açores oferece experiências culturais e de natureza únicas. O Vulcão dos Capelinhas é um desses locais, e é o mais recente e ocidental dos
vulcões que formam a Península do Capelo, na ilha do Faial. A sua erupção teve início em 1957 e levou à criação de uma
paisagem com características únicas, de aspeto lunar e que fascinam qualquer visitante. No Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos poderá observar-se a arriba fóssil do Costado da Nau, subir ao antigo farol e, ainda, descobrir a história da erupção e do vulcanismo dos Açores.

Leia a reportagem completa na compra da 16ª edição da revista Portugal de Sabores.