A INOVCLUSTER NAS REDES INTERNACIONAIS E O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

RedesInternacionais

Desde 2011, a InovCluster aposta na presença em redes internacionais de cluster, de modo a estabelecer parcerias, o aumento da rede de contactos e a promoção das competências nacionais.

Em 2015, a InovCluster foi reconhecida com o Gold Label, no âmbito do European Cluster Excellence, um selo que certifica
a gestão de excelência dos clusters europeus. A presidente da InovCluster diz que o trabalho foi até aos dias de hoje
“de posicionar o cluster a um nível internacional como um cluster de excelência” e que a partir desse posicionamento nasceram vários projetos. A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro integra o “Cluster Excellence Expert Group”, o grupo de especialistas que avalia os clusters candidatos.

Com o objetivo de estabelecer e aprofundar redes de cooperação internacional, a InovCluster faz parte da European Clusters Platform, participando nos eventos de Matchmaking entre Clusters que organizam todos os anos. A associação pertence ainda ao TCI – The global practitioners network for competitiveness, clusters and innovation – que organizam anualmente a Conferência Global do TCI, na qual a InovCluster participa assiduamente. Estes momentos, além de serem oportunidades de aprendizagem na área da clusterização e do desenvolvimento de estratégias de hélice tripla e quádrupla de apoio aos setores, permitem ainda a criação de parcerias e oportunidades para desenvolvimento de projetos internacionais em cooperação.

Leia a reportagem completa na compra da 17ª edição da revista Portugal de Sabores.